28/03/2020

Tipos de Papel: Características e Aplicações

Os papeis mais utilizados no dia a dia da Gráfica Universitária sem dúvidas são o Couché e o Offset.
O offset é o famoso papel da folha de ofício, sendo também conhecido como “sulfite”, apesar de esse ser seu nome comercial. Ele é poroso e não possui nenhum tipo de revestimento. Sua gramatura vai do 56 gramas/m2 ao 240 grama/m2.
O papel offset é usado em folhas timbradas, receituários, envelopes, talões, blocos, etc.
O papel Couché, como já explicamos em outro post, é um papel revestido que apresenta maior lisura e uniformidade. Apresenta-se tanto na versão mate quanto brilho. Sua gramatura varia do 90 gramas/m2 ao 300 gramas/m2.
O papel couché é usado em folders, revistas, folhetos, cartazes, etc.

Existe outra infinidade de tipos de papeis, como o Reciclato, o Kraft, o papel Cartão (utilizado em materiais que necessitam de alta resistência, como embalagens de cosméticos e alimentos) e também os especiais. Os papeis especiais podem ter texturas diferentes, cores e formatos diferentes e são normalmente utilizados para impressões especiais, como tags e convites.

É importante considerar qual papel melhor se adapta ao material que será impresso e à mensagem visual que ele transparece, sendo que devem ser levados em conta tanto a qualidade quanto o custo da matéria-prima.

Ficou em dúvida quanto aos tipos de papel ou quer conversar sobre um papel diferente que não citamos aqui? Entre em contato conosco para conversarmos e esclarecermos as dúvidas!

Abrir Chat